HOME     A QUINTA     ALIMENTOS CULTURAIS     MENSAGEM     CONTACTOS     PARCEIROS     NOTÍCIAS
Carne - Porco Bisaro
Porco Bisaro
Bísaro é o nome que se dá nas províncias do centro e Norte do reino ao porco esgalgado pernalto e de orelhas pendentes para distinguir do porco roliço e pernicurto do Alentejo. O apelativo Céltico foi empregado por Sanson para exprimir a antiguidade do porco deste tipo que era o único que existia nos povos célticos da antiga Gália. Quanto à qualidade da carne, é magra pouco atoucinhada. De crescimento lento, difícil engorda e mais rico em carne que em gordura.
 
Sugestão:
Carne de Porco
800gr de carne de porco com alguma gordura, sal, pimenta, 4 cebolas médias, 8 batatas médias, 500 g de tomate maduro, 1 pimento vermelho, azeite, 1 copo de vinho branco, 1 colher de sopa de manteiga
Preparação:
Corte a carne em escalopes e tempere com sal e pimenta. Descasque as cebolas e as batatas e corte-as em rodelas. Corte igualmente o tomate. Limpe o pimento e corte-o em tiras finas. Cubra o fundo de uma caçarola com azeite e disponha todos os ingredientes em camadas alternadas. A última camada deve ser de batata. Tempere com um pouco mais de azeite, de sal e de pimenta. Tape a caçarola e leve ao lume. Cozinhe lentamente e, quando as batatas estiverem quase cozidas, regue com o vinho branco e junte a manteiga. Acabe de cozinhar sem mexer, mas agitando o recipiente várias vezes.